Música é literatura

Eu já recomendei neste blog livros de autobiografias de músicos internacionais e nacionais, não porque eu os tivesse lido, mas por achar interessantes os personagens retratados.

Dois livros eu li já faz tempo que são “Memórias Perdidas” (Editora Jorge Zahar) sobre Chet Baker (1929-1988) e “Lady Sings the Blues” (Jorge Zahar), autobiografia de Billie Holiday (1915-1959) e estes eu realmente indico.

Adoro ouvir Chet Baker cantar, apesar de ser um excelente trompetista, ele e Billie Holiday tiveram uma vida muito envolvida em drogas e álcool, que barra.

Recentemente li no Guia da Folha, Livros|Discos|Filmes, sobre o lançamento do livro “Strange Fruit — Billie Holiday e a biografia de uma canção”, de David Margolick, que reconstitui a história da primeira música de protesto contra o racismo nos Estados Unidos.

Na crítica do caderno diz que a canção “Strange Fruit” foi cantada pela primeira vez pela Billie Holiday em 1939 e chegou a ser creditada como composição da cantora, mas pelo título, publicado pela Editora Cosac Naify, é revelado pelo escritor que o seu autor é Abel Meeropol.

Não li, ainda, mas recomendo esse livro só por falar sobre essa grande dama do jazz.


No painel sonoro

Iniciaram as inscrições para a 4º Edição do Salão dos Artistas Sem Galeria que, como o próprio nome diz, dá a chance de artistas desconhecidos serem descobertos para o mundo das artes plásticas. As inscrições irão até 17 de novembro de 2012. Saibam mais no site do Mapa das Artes
Para quem trabalha com produção de shows, artes e espetáculos ou, é artista plástico, ou trabalha com instalações artísticas eu recomendo os trabalhos da D.Grau Sonorização, empresa que lançou seu site e é dirigida pelo conceituado técnico de som Demétrius Amaro, confira.

Sobre Geni Kikuta

Trabalhei na área pública por mais de 30 anos, dos quais quase vinte me dediquei na gestão de pessoas, mas também sou jornalista e gosto de escrever sobre música, músicos, cantores e tudo que envolva sonoridades
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s