Difícil futuro

Não deu para as meninas do grupo punk Pussy Riot. Elas foram condenadas a dois anos de reclusão pelo Tribunal de Moscou, por “vandalismo motivado por ódio religioso”.

O bacana é que na sexta-feira (17), dia do veredito, a imprensa brasileira noticiou bastante o fato que até a minha mãe, pelo Jornal Nacional, da TV Globo, ficou sabendo da decisão que revoltou muitos apoiadores de vários países.

No sábado (18), foi melhor ainda pelas reportagens que saíram na Folha de S.Paulo, da jornalista Marina Darmaros e do crítico André Barcinski, como também no Estadão, por Bolívar Torres, por meio dos quais deu para saber mais sobre o chamado coletivo Pussy Riot, traduzido pela Folha como “Revolta da Vagina”, em inglês.

Fundado em setembro de 2011, o coletivo feminino, que se inspira em movimentos dos anos 90, como o feminista-musical Riot Grrrl, é formado por cerca de 15 mulheres, com média de 25 anos, que são tanto integrantes da banda quanto artistas plásticas e cenógrafas, que usam máscaras balaclavas coloridas.

Em fevereiro, quando invadiram a Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, e entoaram a música de protesto “Virgem Maria, Livrai-nos de Putin”, numa performance de apenas um minuto, haviam cinco integrantes, mas apenas 3 foram presas, a Yekaterina Samutsevich, 30 anos, Maria Alyokhina, 24 e Nadezhda Tolokonnikova, 22, considerada a mentora por trás do grupo.

A Nadezhda e Maria são mães e isso só prova que o protesto político é motivado pela evolução do país para um futuro com maior liberdade.

Agora é torcer para que os pedidos internacionais como os dos EUA e da defesa dos direitos humanos consigam revisar a sentença.

Sobre Geni Kikuta

Trabalhei na área pública por mais de 30 anos, dos quais quase vinte me dediquei na gestão de pessoas, mas também sou jornalista e gosto de escrever sobre música, músicos, cantores e tudo que envolva sonoridades
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Difícil futuro

  1. Pingback: Sem desistir | Mistura Sonora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s