Torcendo por elas

Finalmente, após cinco meses, chega o momento da decisão do julgamento das três integrantes do grupo de punk rock Pussy Riot, que durou uma semana na Rússia.

Como eu disse no post Garotas de atitude, as russas Nadezhda Tolokonnikova, 22 anos, Yekaterina Samutsevich, 29, e Maria Alyokhina, 24, foram presas porque cantaram, em fevereiro, diante da catedral de Cristo Salvador, em Moscou, uma “oração” contra Vladimir Putin.

Legal que nesta quinta (16) saíram duas reportagens no caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, escrita pela correspondente Marina Darmaros, uma intitulada “Putin que pariu!” e “Artistas protestam dentro e fora da Rússia”, contando sobre o apoio internacional às meninas de artistas como Madonna, Peaches, Sting, Beastie Boys e Faith No More.

Mas vários artistas russos fizeram muito barulho pela libertação das 3 garotas, com destaque para a banda eletro Bartó (ver clipe abaixo) e o artista Piotr Pavlénski que costurou a própria boca para ressaltar o medo do artista diante da censura.

Também segundo a Ilustrada, em junho deste ano, mais de uma centena de atores, cineastas, músicos e escritores assinaram uma carta aberta pedindo a liberdade das jovens. E nessa época a diretora russa Olga Darfi pisou no tapete vermelho do Festival Internacional de Cinema de Moscou encapuzada, que é a marca de apresentação dessa banda feminina que espero ver em breve fora da cela. Vamos torcer.

Sobre Geni Kikuta

Trabalhei na área pública por mais de 30 anos, dos quais quase vinte me dediquei na gestão de pessoas, mas também sou jornalista e gosto de escrever sobre música, músicos, cantores e tudo que envolva sonoridades
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s