Com Limite

Falei no post Sonoridade ao vivo que acontecia a 5ª Jornada do Cinema Silencioso e mencionei que em minha experiência cinéfila os filmes “Limite” de Mário Peixoto, produção de 1930, e “Caixa de Pandora”, de 1929, do diretor alemão G. W. Pabst, fizeram-me fã de cinema mudo. Mas o brasileiro foi marcante para mim.

Eu destaco esse filme porque nos anos 80, acho que em 83, foi feito um restauro e apresentada uma cópia no MIS (Museu da Imagem e Som) aqui de São Paulo. E eu fiquei impressionada com o que vi em “Limite”. Na verdade desconhecia que havia um filme de arte brasileiro tão antigo, porém, tão moderno e interessante.

Quem se interessar tem um bom material na internet e o filme tem um site para se conhecer melhor sobre sua história e seu diretor.

Mas esta obra foi recém restaurada pela Fundação Martin Scorsese e pela World Cinema Foundation, com apoio da Cinemateca Brasileira, e será exibida neste final de semana no Auditório Ibirapuera (ver detalhes na dica abaixo) com trilha sonora composta por Bugge Wesseltoff que será apresentada ao vivo por Rodolfo Stroeter, Naná Vasconcelos, Ola Kvernberg e Marlui Miranda.


No painel sonoro

Os shows com os artistas Blubell, Pélico, Pipo Pegoraro, Dudu Tsuda, Juliana R., Leo Cavalcanti, Flu e Andre Kitagawa são mostras de projetos do site colaborativo Minimecenas criado pela cantora e compositora Lulina, pelo qual qualquer pessoa pode investir financeiramente em artistas nas áreas de música, fotografia, literatura, dança e artes plásticas.Dia 4 de novembro, sexta-feira, às 21h. No Auditório Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.Tel.: (11) 3629-1075.
Filme “Limite” (1930), dirigido por Mário Peixoto, cult do cinema mudo terá trilha sonora composta por Bugge Wesseltoff apresentada ao vivo por Rodolfo Stroeter, Naná Vasconcelos, Ola Kvernberg e Marlui Miranda. Dias 5 e 6 de novembro. Sábado, às 21h e  domingo, às 19h. No Auditório Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.Tel.: (11) 3629-1075.
Grande chance de ver em São Paulo o compositor e cantor contratenor Filipe Catto, que estará no projeto “Uma flor para Nelson Cavaquinho” ao lado da cantora Zezé Motta no Centro Cultural São Paulo. Dia 05/11, sábado, às 19h. Sala Adoniran Barbosa . R. Vergueiro, 1000 – Paraiso – Tel.: (11) 3397-4002. Grátis.
Em seguida, Filipe Catto, revelado pela música “Saga”, que fez parte da trilha sonora da novela “Cordel Encantado”, faz show de lançamento do seu CD “Fôlego’, dia 06/11/2011, domingo, às 21h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre – R.S. Praça Marechal Deodoro – Centro. Tel.: (51) 3227-5100.

Sobre Geni Kikuta

Trabalhei na área pública por mais de 30 anos, dos quais quase vinte me dediquei na gestão de pessoas, mas também sou jornalista e gosto de escrever sobre música, músicos, cantores e tudo que envolva sonoridades
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Com Limite

  1. kiyoko disse:

    olá,
    O que vc achou do acompanhamento musical de ¨O limite¨?
    abs.
    Kiyoko

  2. Geni Kikuta disse:

    Olá Kiyoko, infelizmente não pude ver essa nova restauração do filme. Você pode me dizer como foi?
    abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s