Upgrade

Eu tento não ser tão consumista, mas às vezes me acho bem atrasada em questões tecnológicas. Outro dia um colega de trabalho, um senhor simples que nunca vi navegando na internet, me chamou para mostrar um vídeo que recebeu de sua irmã, via Bluetooth, para o seu celular moderno, parecia até um smartphone. Fiquei impressionada com a sua agilidade em mudar de funções só tocando na tela.

Na música também tem acontecido essa adaptação ao avanço tecnológico. No começo quando via um músico portando um laptop achava até um certo exagero, mas com o tempo entendi que é quase fundamental em uma banda pelo menos um MacBook, o notebook mais usado pelos instrumentistas. Ele solta uma base, substitui um caderno de partituras, grava a música ao vivo, solta um click para ajudar no andamento da música e muitas outras funções que só facilitam a vida do músico.

No Estúdio Loop, já vi ensaio em que o cantor pode poupar sua garganta, ou seja, era só separar a sua voz gravada em um programa para os músicos tocarem conforme ouviam pelo fone. E agora, além do MacBook (e não é propaganda, apenas uma constatação), alguns já usam também o Iphone, dizem que ele faz tudo, já vi muito cantor e músico pegando a letra e cifras de canções por uma biblioteca virtual que eles acessam.
Enfim, possuir aparelhos mais caros como esses não significam luxo, mas sim um equipamento essencial para os profissionais da música. Mas desta vez, para eu não ficar para trás, pretendo instalar um programa profissional de gravação de áudio no meu, apesar de depender de alguns detalhes técnicos, preciso estar preparada, de repente alguém precisa….
Sobre Geni Kikuta

Trabalhei na área pública por mais de 30 anos, dos quais quase vinte me dediquei na gestão de pessoas, mas também sou jornalista e gosto de escrever sobre música, músicos, cantores e tudo que envolva sonoridades
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Upgrade

  1. Pingback: Participação Especial | painelsonoro

Deixe um comentário

